sábado, 1 de janeiro de 2011

AÇÕES COM CATADORES(AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS


São mais de 125 catadores (as) no acompanhamento direto

A partir da Campanha da Fraternidade: “A Fraternidade e os Excluídos – Eras tu, Senhor?” (CF 1995), a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, iniciou um processo de aproximação com cerca de 50 (cinqüenta) catadores(as) no município de Aracati que tinham a coleta de material reciclavem diretamente no lixão a sua fonte de sobrevivência.
Essa experiência possibilitou ver que essa não era uma realidade isolada, sendo percebida também em outros municípios da região jaguaribana (Quixeré, Limoeiro e Russas). A partir daí iniciou-se um trabalho que buscava coletivamente o a conquista dos direitos dos catadores e sua valorização enquanto categoria produtiva, pois, há mais de 20 anos alguns deles enfrentam a rotina diária do lixão. Com suas mãos habilidosas, em uma árdua tarefa diária, coletam e separam o que a sociedade Jaguaribana descarta. Desse trabalho sobrevivem famílias inteiras. Geralmente os grupos começaram com pessoas de uma mesma família e depois se ampliam; hoje já são aproximadamente 50 (cinqüenta) em Aracati, 40 (quarenta) em Limoeiro do Norte, 25 (vinte e cinco) em Russas e 10 (dez) em Quixeré, catadores/as e recicladores/as que sobrevivem quase que exclusivamente da coleta de material. São famílias enfrentam uma situação de risco social e em sua grande maioria não dispõe de nenhum benefício dos governos: federal, estadual e municipal.
A Cáritas vem apoiando e auxiliando os grupos na organização social, formação de associações, mobilização e articulação para coleta seletiva, fortalecendo para autonomia da organização de grupos e em especial na defesa e garantia de seus direitos.
Como frutos desse trabalho hoje existem três associações formalizadas e dois grupos em processo de organização. Eles já celebram algumas conquistas, porém, ainda há muito a ser feito. Você é convidado a integrar-se à essa corrente de defesa da vida.

“Ninguém segura essa gente que trabalha que vive e fala querendo anunciar, que é possível a luz de um novo dia em que nossa alegria possa se concretizar”
(Hino Movimento Nacional de Catadores/as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading