quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Campanha de Solidariedade às famílias Cearences



Show com artistas populares divulgará campanha de arrecadação de alimentos

Vários grupos artísticos tocarão por uma só causa: ajudar as famílias do semiárido cearense atingidos pela falta de chuva. O show de abertura da campanha “Solidariedade às famílias do semiárido cearense” será no dia 19 de dezembro a partir das 19h no Mercado dos Pinhões na Praça Visconde de Pelotas – entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli próximo a Av. Monsenhor Tabosa. Para entrar e curtir uma boa música basta doar um quilo de alimento não perecível ou água potável.


A ideia dessa ação partiu da iniciativa dos grupos Samba de Rosas, Companhia Bate Palmas, Fulô da Aurora e apoio do Candeeiro Cultural que sensibilizados com a situação da seca no estado, se juntaram para organizar essa apresentação no intuito de arrecadar donativos para as famílias atingidas pela estiagem. Os alimentos e água arrecadados na campanha serão armazenados no comando do Corpo de Bombeiros e rapidamente entregues às famílias que serão indicadas pela Cáritas Regional Ceará. Apoiadora da campanha, a Cáritas desenvolve projetos em várias cidades com a construção de tecnologias que ajudam na convivência com as questões semiáridas.

Além da Cáritas o evento contará com o apoio da Defesa Civil do Município e do Comando do Corpo de Bombeiros.

Doações

A campanha continuará mesmo depois do show e quem quiser fazer suas doações poderá procurar diretamente o Comando do Corpo de Bombeiros da Praça do Colégio Liceu do Ceará na Rua Oto de Alencar, 215 Jacarecanga. Maiores informações pelo telefone (85) 3101-2219 e falar com comando da guarda.

Números da seca

Segundo dados do caderno lançado em novembro pelo Jornal o Povo intitulado Planeta Seca, 178 municípios já decretaram situação de emergência ao governo estadual, apenas 6 não anunciaram como Aquiraz, Eusébio, Fortaleza, Guaramiranga, Itaitinga e Pacatuba.

Isso significa dizer que mais de 1.884.338 pessoas foram afetadas de alguma forma pela seca, além disso, mais de 69,37% da safra já foi perdida. Mais que apontar números fica o apelo para que o governo estadual e brasileiro tome providências diante da fome e da sede que vem castigando a população do semiárido nordestino. A falta não é somente de água e alimento mais justiça social e ambiental.

Sobre os grupos

O Grupo musical Fulô de Aurora faz parte de uma nova fase da música feita no Ceará, aonde a tradição oral vem sendo redescoberta e novos grupos surgem em meio ao ruído das praças, às festas nos quintais, à música que nos une.

Samba de Rosas é formado por sete mulheres e tem como ponto de partida e influência o samba, passeando por várias vertentes rítmicas de matriz africana. A forte identificação com a cultura negra é traço marcante.

Formado por jovens do Conjunto Palmeiras e sob a coordenação do cantor e compositor Parahyba, a Companhia Bate Palmas é um grupo de arte, educação e cultura. Com quase 3 anos de existência a Cia resgata em suas músicas os valores e a história do Conjunto Palmeiras, dando ênfase à cultura do povo daquela região.
Contatos: Jacinta - Jajá (85) 8785 8074 / Adriano de Almeida (85) 8884 1062 / Ligia Viana (85) 8650 2095 / (85) Cáritas Regional Ceará (85) 3253 6998

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading