segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cartilha traz o passo a passo dos Sistemas Agroflorestais


Cáritas Brasileira Regional Ceará lança, no VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, a cartilha Agroflorestação: outro jeito de fazer agricultura no semiárido.

 Com uma linguagem simples, o texto, do agricultor e técnico Chico Antônio, apresenta todos os passos para implementação de uma agrofloresta; desde a preparação da área, até o beneficiamento e comercialização do excedente da produção.
Comadre Maria e Compadre Zé são os dois personagens que irão acompanhar o leitor. No intuito de trazer também a discussão de gênero, é comadre Maria que puxa as reflexões e preocupações relativas ao modelo de desenvolvimento que tem como foco apenas o lucro e não o humano. Desejosos de aprender a cultivar a terra sem agredi-la, os dois vão visitar a área de Seu Luís, que já tem larga experiência com sistemas agrolorestais e explicará todos os detalhes do processo.
O texto é permeado por depoimentos de agricultores/as agroflorestais de diversas regiões do semiárido cearense que são acompanhados/as pela Cáritas. As falas, de quem vive na prática os benefícios da agroecologia, trazem entusiasmo e a certeza de que é possível produzir a partir de um outro modelo.O lançamento da cartilha tornou-se, também, um espaço para prestigiar o conhecimento de agricultores/as, que não tiveram grande possibilidade de expressão no Congresso. Seu Gerardo Barbosa, do município de Granja, ressente-se do fato do evento ter tido um caráter puramente acadêmico. “Eles falam muita coisa bonita, mas não tem solução pra nada. A gente que trabalha na terra tem soluções simples, mas não tinha espaço pra gente falar”, relata o agricultor.
Com uma tiragem inicial de 1.000 exemplares, a cartilha é a primeira publicação que traz o selo Semiárido Sustentável. Com este selo, a Cáritas Brasileira Regional Ceará pretende lançar cartilhas sobre quintais produtivos, casas de sementes e outras tecnologias sociais que contribuem para uma convivência harmônica com o semiárido.

Zoraia Nunes - ASCOM- Cáritas Reg. Ceará   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading