sexta-feira, 20 de abril de 2012

ENCONTRÃO DE INTERCÂMBIO E PLANEJAMENTO COM CATADORES EM FLORES

Aconteceu no dia 19 de Abril, em Flores, o Encontrão de Intercâmbio e Planejamento das Ações dos catadores/as de materiais recicláveis. O encontro teve como objetivos principais: Partilhar a experiência da coleta seletiva com inclusão de catadores/as do grupo CODMAF (Comitê de Defesa do Meio Ambiente de Flores); Debater a elaboração de proposta da coleta seletiva municipal (Limoeiro, Russas/Flores e Quixeré) a partir dos catadores/as; Planejamento das ações em rede e municipais em 2012.
O encontro iniciou num clima de reflexão coletiva motivada pela parábola do semeador, onde cada um e uma pôde se apresentar e semear as sementes que desejavam para o dia e a continuidade de nossas ações. Várias foram as sementes, dentre elas, as sementes do amor, da esperança, união, prosperidade, felicidade, fortalecimento, desejo de continuar e não desistir da luta.
            Motivados/as pelo semear, o encontro seguiu com a partilha da experiência concreta que havia sido semeada em outubro de 2011 pelo grupo CODMAF. Experiência da coleta seletiva com a inclusão de catadores/as. Um grande destaque da partilha foi o depoimento do Catador Adil que relatou o que mudou a partir da coleta:
Adil dando seu depoimento...
“Há dois anos que eu trabalho no Ramal de Flores, antes eu tinha um resultado baixo na quantidade do material e na venda. O que melhorou foi à qualidade do material coletado, a minha renda e a população que abraçou a causa, que chegava a esperar até 3 meses para eu passar fazendo a coleta, demorei devido a problemas de saúde...”
Na Partilha de Adil, ele teve a oportunidade de relatar as dificuldades e desafios encontrados. Novamente Adil partilha que, mesmo tendo melhorado o preço, essa ainda é uma grande dificuldade, pois ainda não conseguem fazer a comercialização coletiva, mesmo num grupo reduzido de catadores. Outra questão é a infraestrutura para guardar o material coletado, não tem galpão, cada um armazena em suas residências, não tem equipamento para pesagem do material. Que lição Adil tira da experiência? Ele mesmo diz: “Precisamos da união para comercializar, colocar o preço.”
            Após a partilha os catadores/as se reuniram para refletir a coleta seletiva em seus municípios a partir da experiência apresentada, procurando elencar os destaques da experiência e construir a proposta da coleta em seus municípios para logo em seguida partilhar na plenária.
            O grupo também pensou as atividades coletivas de mobilização tendo as Marchas Municipais e Audiências Públicas como atividades a serem pensadas e realizadas nos municípios com a participação de todos os Catadores da Região.
            Terminamos o encontro com a esperança de termos semeado um grande multirão de organização da Classe Trabalhadora dos/as Catadores/as de Materiais Recicláveis no Vale. Um destaque especial para a galera do CODMAF, que foram parceiros importantíssimos para que esse momento acontecesse, desde a articulação das questões práticas do encontro, como também das atividades promovidas junto com as crianças, filhos e filhas de Catadores/as, que as mães levaram. No final, as mesmas crianças mostraram as pinturas feitas nas atividades, revelando seus sonhos de crianças filhas de Catadores...

ENCONTRÃO CATADORES 19/04/2012 - Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading