quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ENCONTRO DE DISCUSSÃO E PLANEJAMENTO SOBRE NOSSA AÇÃO COM CATADORES


“...Nessa marcha sem parar,
caminhar é resistir e se unir é reciclar.”
Hino do Movimento dos Catadores

Embalados e embaladas pela necessidade de união que nasce da resistência, nos encontramos entre os dias 13 e 14 de Janeiro para um primeiro encontro de discussão e planejamento das nossas ações com Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis no Vale do Jaguaribe. Estavam presente: Catadores e Catadoras, Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, Associação Projeto Paz e União, NIT de Quixeré, Irmãs da Purificação do Bairro de Limoeiro Alto, Parceiros e Parceiras de caminhada de Russas e Limoeiro.
Foi um momento bonito de partilhar sonhos e desafios que a dura realidade da vida e do trabalho dos Catadores(as) de Materiais recicláveis revelam pra gente hoje. Foi um momento, sobretudo, de escuta atenta e acolhedora dos gritos desses homens e mulheres que desejam fazer ecoar por estes rincões do Vale do Jaguaribe direitos negados e sonhos enterrados e jogados fora, como o lixo dessa sociedade de consumo e do descarte.


Nos aproximamos desses gritos com muito respeito e, ao mesmo tempo, com nossos corações inquietos e revoltados. A situação dos Catadores de Materiais recicláveis do Vale revela uma realidade mais ampla e complexa de injustiça e negação de direitos fundamentais. Direito a Saúde, a educação, a assistência social, a lazer e esporte, direito a trabalho e renda, direito das crianças filhos(as) de Catadores de serem simplesmente crianças... Direito de uma sociedade realmente sustentável, respeito e cuidado com o meio ambiente... Como se não bastasse essa negação, nos deparamos com o descaso e falta de vontade política de cumprir seu papel de garantia de Políticas Públicas essenciais que contemple essa classe social dos Catadores(as) e as exigências que essa sociedade capitalista de consumos desenfreados nos coloca.

É gritante o apoio à mobilização juntamente com ações que promovam a garantia de direitos a partir da cobrança e exigência de Políticas Públicas fundamentais dos poderes públicos. Esses foram as bases fundamentais que nortearão (ou SULearão, como sugeriu nosso amigo e parceiro Pe. Júnior, que esteve presente e nos animando) as ações e atividades que acontecerão ao longo deste ano.

 
O encontro lançou sementes de esperança que desejamos, juntos com os Catadores(as) e Parceiros(as), ampliar para quem deseja se juntar a essa rede de solidariedade por um mundo de mais Justiça e Sustentabilidade. Junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading