sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Comunidades de Caatinga Grande e Atanásio, do município de Potiretama, apresentaram nesta segunda (23/10) três projetos de indicação de lei para a Câmara de Vereadores, com a ajuda da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte.
Os projetos focam em áreas de demanda das comunidades para o fortalecimento de experiências que já desenvolvem e que possibilitam a subsistência das famílias. São elas: fomento à Economia Popular Solidária; captação, armazenamento e aproveitamento das águ...as da chuva; e serviço de coleta seletiva com a inclusão social e produtiva de catadoras e catadores de materiais recicláveis da região.
As propostas foram elaboradas com as comunidades, a partir do estudo de demandas locais através da construção dos Planos de Desenvolvimento Local e Sustentável, metodologia adotada pela Rede Cáritas Ceará. As propostas foram encaminhadas para as comissões temáticas de Educação, Saúde e Assistência Social e de Finanças e Orçamento para avaliação. #PDLS #CáritasLimoeiro



 
No dia 25 de outubro, o acampamento Zé Maria do Tomé estava em festa! Celebramos a palavra de Deus, e em seguida, comemoramos o dia das crianças!
🎵♩ "Comungar é tornar viva a aliança, com Jesus, razão de nossa esperança" 🎶🎵
#acampamentoZéMariadoToméResiste








terça-feira, 24 de outubro de 2017

Oficina realizada no dia 20 de outubro 2017 na comunidade Baixa do Juazeiro/ Tabuleiro do Norte, com o tema: nutrição para ovinos e caprinos.
#semiárido_rico
#parceria_ifce_limoeiro





No dia 19 de Outubro de 2017, reunião do Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe-FCSVJ.
#debatendo_divisão_do_trabalho_doméstico
#debatendo_crise_hídrica




 
No dia 18 de Outubro de 2017, tivemos mais uma retirada de palmas forrageira, 3.800 raquetes: as quatro veriedades,em parceria com IFCE ( campos Limoeiro do... Norte-ce), com a CÁRITAS DIOCESANA, com o projeto de extensão: assessoria popular para os agricultores(as) do vale do Jaguaribe.



"A nota pública em defesa das famílias do acampamento Zé Maria do Tomé, em Limoeiro do Norte (CE) foi assinada por 65 entidades, organizações e grupos. No documento, as entidades renovam o pedido feito às lideranças governamentais do estado, assim como do governo federal e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para que desconsiderem o pedido de desocupação da área, dado que esta é a única maneira de garantir para as famílias do acampamento o legítimo direi...to ao trabalho, à terra e à água.
A manifestação de apoio ao acampamento traz diversos questionamentos: “Qual o crime cometido pelas famílias do Acampamento Zé Maria do Tomé? Que tipo de ameaça aqueles pequenos agricultores familiares representam? O uso sustentável da terra e da água como forma de dar dignidade aos filhos? A luta pela subsistência com respeito ao meio ambiente? A contribuição com a pequena economia local, amplamente reconhecida por instituições religiosas, técnicas e universitárias?”, lê-se no primeiro parágrafo.
O acampamento em questão presta homenagem ao líder rural José Maria do Tomé, assassinado com 25 tiros em 2010, em Limoeiro do Norte. Zé Maria militava contra o uso de agrotóxicos e a grilagem de terras." (Fonte: Cáritas Brasileira)

http://caritas.org.br/entidades-divulgam-nota-em-apoio-ao-acampamento-ze-maria-do-tome/37498

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Na manhã de sábado, 14 de outubro, o Acampamento Zé Maria do Tomé acolheu com grande alegria a visita de dom André, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte!






 
 
 
 
Diocese de Limoeiro do Norte lançará amanhã o seu primeiro sistema do Bioágua que está sendo construído na comunidade de Uiraponga e pedra da Mesa na cidade de Morada Nova. O projeto, intitulado de BIOÁGUA FAMILIAR:REUSO DAS ÁGUAS CINZAS E DA LUTA.... vêm contribuir com o reaproveitamento das águas cinzas e potencializar a agricultura familiar camponesa.



Com muita alegria compartilhamos a nossa primeira experiência do bioágua familiar que alimenta o nosso projeto: Reuso das águas cinzas e da luta. Pioneiro no Vale do Jaguaribe e localizado na comunidade do Uiraponga, município de Morada Nova. Gratidão as famílias, ao grupo família da providência, o Instituto Bem Viver, aCáritas Diocesana de Crateús, aos pedreiros e companheiros de luta, Zé Augusto, Didi, Jackson e Neldo, aos amigos da luta Roberlânio e Raudenes.
Que o nosso projeto de Reuso das Águas Cinzas e da Luta, se amplie e nos fortaleça na luta pelo direito a água.
Muita gente, muitas mãos juntas para realizar um sonho!👏👏👏👏👏VALEU DEMAIS!!!!!




Audiência publica 28/09/2017
No dia 28 de setembro de 2017 estava marcado no auditório da Fafidam em Limoeiro do Norte uma audiência popular onde moradores de diversas comunidade do vale do Jaguaribe estavam reunidos e esperavam sentar com o secretario de recursos hídricos do estado do Ceara para debaterem a distribuição de água para as comunidades da região. O mesmo não compareceu ao evento que acabou não sendo realizado pois as comunidades resolveram não da seguimento ao evento devido sua falta.


Reportagem da tv assembleia sobre o acampamento Zé Maria do Tomé!




No dia 28 de Outubro de 2017.

CRISE HÍDRICA NO CEARÁ:
ATÉ QUANDO? E PARA QUEM?
#água_para_quem_precisa
#política_da_crise_hídrica_velhos_problemas_no_novo_século







No dia 28 de Outubro de 2017.
Comunidades, fórum microrregional, movimentos sociais, Cáritas de Limoeiro, sindicatos de servidores e trabalhadores rurais, associações, CPT, EFA, universidades, recusaram realizar audiência publica apenas com técnicos da SRH, Cogerh e Sodrida. O descaso do Secretario de Recursos Hídricos não ter comparecido a audiência, provocou indignação com tamanho falta de respeito e a audiência transformou-se numa grande assembleia popular, onde deliberou-se fazer luta permanente em defesa da água e da vida....
#água_para_quem_precisa
#política_da_crise_hídrica_ate_quando?
#crise_hidrica_para_quem?






Loading